Contador de VISITAS

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Radialistas interpela TV Record na Justiça contra terceirizações

Audiência contra TV Record no Fórum trabalhista de São Paulo


Por Ronaldo Werneck

Nesta quinta feira (23/10), no Fórum trabalhista de São Paulo, o Sindicato dos Radialistas participou de uma audiência onde a TV Record aparece como suscitada, num processo onde a entidade sindical questiona a postura da empresa em relação às terceirizações. 

A audiência ocorreu, mas a TV Record utilizou de uma brecha jurídica para protelar a continuidade da ação. Ela protocolou um novo documento, como parte de sua defesa, no dia 20 deste mês, não havendo tempo hábil para que o departamento jurídico da entidade sindical, tivesse ciência do conteúdo e desse seguimento na defesa da ação. A audiência do processo então foi prorrogado para o mês de abril do próximo ano. Até lá a luta deve continuar na empresa, pois a mesma continuará a atacar os direitos de seus empregados. 

Não é de hoje que os trabalhadores são vítimas da sanha patronal por dinheiro. Escandalosamente imundam as páginas da história da humanidade, o quanto os trabalhadores são vítimas de seus algozes. Durante a revolução industrial na Inglaterra, bem como em outros países europeus, sem regulamentação trabalho (férias, carga horária, licença médica, etc), centenas de milhares de trabalhadores sucumbiam nas linhas de produção. Sua única mercadoria, a força de trabalho, não valia quase nada. Um exército de trabalhadores desempregados, faziam fila na porta das empresas, prontos para para substituirem os acidentados, amputados e mortos, que eram despejados das fábricas.

Esse breve resgate histórico nos leva a refletir como é insano o mundo capitalista. Nossa categoria sobrevive numa área (comunicação) que, além de refletir quase que o mesmo histórico de exploração e injustiças no trabalho, mantém uma estrutura de dominação ideológica, onde valores morais, políticos e econômicos, perfazem o senso comum de que o mundo é isso e não tem como mudarmos.


TV Record em São Paulo

A TV Record, com histórico de acidentes de trabalho, demissões injustas e descumprimento da legislação trabalhista, introduz uma outra "cunha" nas relações entre os trabalhadores e a empresa. A mal mal falada "terceirizações". 

As "terceirizações" é um mecanismo administrativo/comercial, onde o patrão tenta jogar a responsabilidade trabalhista, direta, para terceiros. Ou seja, uma outra empresa na jogada, finge fazer o papel de patrão, para que a empresa, contratadora do serviço, seja eximida de responsabilidades, que a legislação a obriga ter.

Na TV Record, nos últimos tempos, esse fenômeno tem tomado proporções preocupantes, a ponto do Sindicato dos Radialistas de São Paulo interpelarem a empresa na Justiça. Movendo uma ação que identifique esse dolo patronal.

Essa luta não é de agora, mas sem o respaldo da categoria, que deve fazer a luta política no local de trabalho (é o que dá mais resultado), resta a alternativa da ação judicial. 

Os trabalhadores, radialistas da TV Record devem estar atentos as convocações do Sindicato, para que essa luta venha para o campo político. Mobilizações serão necessárias para impedir os ataques da TV Record aos direitos de seus trabalhadores.

Essa luta não pode ser travada apenas na Justiça. Deve haver comprometimento dos trabalhadores, pois seus empregos e direitos dependem de sua organização.


Um comentário:

  1. As lutas dos sindicatos devem ser incorporadas pela categoria. Duvido que algum trabalhador sozinho, isolado, seja capaz de sair ganhando em um enfrentamento com seu patrão. O trabalhador sempre será a parte mais frágil nesta luta do rochedo contra o mar. Por isso é fundamental que os sindicatos sejam fortalecidos pelos trabalhadores, unindo-se nas lutas, associando-se e buscando trazer novos associados. Somente fortalecendo os sindicatos é que fortaleceremos nossas lutas.

    ResponderExcluir